Pesquise no blog...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Grandes Bibliotecários

Um questionamento pertinente a despeito dos profissionais de biblioteconomia, é que por estes não serem valorizados, ou melhor dizendo, famosos perante a sociedade, as pessoas acreditam que nenhum profissional de biblioteconomia pode ser reconhecido pelo seu trabalho, ou pior, se prendem a idéia de que o trabalho de um biblioteconomista está somente dentro de uma biblioteca, assim fazendo com que tais sejam desvalorizados pois um bibliotecário nada mais é que um PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO, sendo assim um profissional de extrema necessidade para toda e qualquer área.

Aqui temos alguns profissionais que mostraram que não somente é possível ser um bom e valorizado biblioteconomista, como principalmente, profissão dar muito certo, não apenas dentro de bibliotecas, mas muitas vezes em diversas outras áreas, deixando claro que um profissional como o bibliotecônomo é essencial e ao mesmo tempo uma “bomba relógio” pronta a explodir a qualquer momento, pois somos nós que detemos a informação de uma maneira mais abrangente e destrinchada; podemos até não saber de tudo e sobre tudo, mas como ninguém sabemos onde encontrá-las, de maneira eficaz, eficiente e mais acessível.

Grandes nomes

  • Calímaco: foi um poeta e bibliotecário grego, responsável pela primeira compilação catalográfica da Biblioteca de Alexandria, que foi um marco também para a literatura da época.

“Um livro grosso equivale a uma grande desgraça”.

  • Casanova: atuou por 13 anos como bibliotecário no castelo do Conde Waldstein, na Boêmia, provavelmente baseado no lema de que 'os bibliotecários são apaixonados por novelas'.


  • Hoover: trabalhou como catalogador da Biblioteca do Congresso por cinco anos antes de se transferir para seu emprego mais conhecido, de diretor do FBI.

  • Mao Tsé-Tung: passou um tempo na seção de periódicos da biblioteca da Universidade de Beijing antes de ser presidente do Partido Comunista Chinês.

  • Nadezhda Krupskaia: fundou o sistema bibliotecário soviético. Além disso, escreveu e fez palestras sobre a importância das bibliotecas e da leitura na sociedade socialista. Foi uma figura importante na Revolução Russa, além de esposa de Lenin.

  • Golda Meir: bibliotecária em uma biblioteca pública em Milwualkee e em seguida primeira-ministra de Israel.

  • Shiyali Ramamrita Ranganathan foi um matemático e bibliotecário indiano, nascido no dia 9 de agosto 1892, na vila rural de Shiyali. Sua principal contribuição ao campo da ciência da biblioteca é o desenvolvimento do primeiro sistema de classificação analítico-sintético, a classificação dos dois pontos. É considerado o pai da ciência da biblioteca na India.

  • Edson Nery da Fonseca: foi fundador de cursos de biblioteconomia de graduação e pós-graduação; participou também da fundação da Universidade de Brasília e do IBBD, hoje IBICT. Em 1995, pela UnB, foi condecorado com o título de professor emérito, por ter alcançado uma posição eminente em atividades universitárias, ou seja, se destacou sobremaneira em sua área de atuação.


  • Briquet de Lemos : Livreiro e editor. Definitivamente, é um caso especialíssimo de vida dedicada ao mundo do livro. Hoje, aos 66 anos, aposentado como professor de biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB), Briquet trabalha com prazer em sua livraria especializada em livros de arte, arquitetura, fotografia e design. Conseguiu transformar um ponto nada convencional, no oitavo andar do Embassy Tower, no Setor de Rádio e TV Sul, em referência de qualidade, charme e excelente atendimento, ao mesmo tempo em que publica por sua pequena editora livros especializados na área de biblioteconomia.


  • O novelista inglês John Briane também foi bibliotecário em uma biblioteca pública.

  • Jorge Luis Borges, que bem merecera o Prêmio Nobel de Literatura, trabalhou como bibliotecário até ser despedido pela ditadura Perón. Mais tarde foi nomeado diretor da biblioteca nacional de seu país (Argentina).

  • Novelista sueco August Strindberg, o multitalentosoGoethe e os Irmãos Grimm. O compositor francês Berlioz (30 anos no Conservatório da Biblioteca de Paris) é o melhor bibliotecário artista conhecido.

Também presentes nas igrejas:

  • São Benedito foi importante no desenvolvimento de bibliotecas monásticas, começando com a de Monte Cassino. Mas ele não estava só: ao menos seis papas trabalharam em bibliotecas: Marcelo II (1555), Nicolás V(1447-55), Paulo V(1605-21), Pio II (1458-64), Pio VII (1800-23) e Pio XI (1922-39).
  • Os filósofos Hume e Kant também foram bibliotecários.Alexander Solzhenitsyn foi bibliotecário na prisão, enquanto cumpria sua sentença por criticar Stalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário