Pesquise no blog...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Bibliotecas Públicas e Privadas.

Biblioteca pública

Esse tipo de biblioteca objetiva responder às necessidades de informação da comunidade em geral de uma determinada localidade.

É um mercado consolidado com uma grande concentração de profissionais bibliotecários.

Para acompanhar as transformações políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, tanto a biblioteca como o bibliotecário começou a mudar o seu perfil, passando a ser mais democrático.

O papel de um bibliotecário que trabalha em uma biblioteca pública é entender e servir os interesses da comunidade, sem fazer distinção de condição social, raça, crença, ou nacionalidade. Infelizmente, a atuação da biblioteca pública brasileira tem sido distorcida, uma vez que sua atuação está mais para uma biblioteca escolar do que propriamente para uma biblioteca pública. Esta distorção acontece, devido a problemas estruturais do país, como a falta de apoio a educação e a cultura.

Biblioteca Privada

A biblioteca privada pode ser mantida por instituições deensino privadas, fundações, instituições de pesquisa ou grandes colecionadores. Algumas delas permitem acesso a sua coleção, permitindo a pesquisadores, estudantes ou interessados o acesso as informações armazenadas em suas dependências.

Áreas e funções do bibliotecário nas bibliotecas privadas:

· No setor de informática de empresas, uma vez que este gera farta documentação e necessita gerenciar, processar e recuperar as informações.

· Na área de planejamento estratégico, aqui o profissional da informação terá a função básica de buscar informações relevantes para a organização, disseminando-a para setores chave da empresa. Utilizando-se das tecnologias de informação para distribuí-la.

· Os provedores de Internet, outro nicho de mercado não ocupado. Atualmente, um grande mercado para os profissionais da informação, porque necessitam organizar, processar e disseminar as informações contidas em seus sites, bem como precisam disponibilizar mecanismos de busca eficientes para os usuários.

· Bancos de dados continuam sendo um grande mercado de atuação para o profissional bibliotecário brasileiro. No entanto, no Brasil, é necessário despertar a iniciativa privada para investir neste segmento econômico, já que a maioria dos bancos de dados é ainda ligada à iniciativa pública.

Nas instituições privadas o profissional da informação tem papel fundamental para o desenvolvimento da organização, bem como para sua competitividade, a informação passa a ser estratégica. O profissional pode e deve trabalhar a informação como apoio à decisão, ou seja, contribui para a tomada de decisão.

Verifica-se um crescimento na atuação do profissional bibliotecário, como consultor, assessor, autônomo, ou mesmo terceirizado. No entanto, sabe-se que é uma minoria. Neste mercado livre é necessário um profissional bibliotecário mais empreendedor, mais ousado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário